Gigante chinesa do setor de máquinas se apresenta na FAP

Acontece amanhã, as 8 horas, na FAP, uma palestra de apresentação da empresa XCMG aos parauapebenses. Fundada em 1943, a XCMG é o maior grupo de empresas na indústria de maquinário de construção da China, com a maior variedade e série de produtos, e a mais competitiva e influente no setor. A XCMG ocupa atualmente o sexto lugar na indústria mundial de maquinário de construção e a segunda no top 100 da indústria chinesa de maquinário.

A empresa pretende se instalar no Pará, e Parauapebas é uma das postulantes a sediar essa planta. A ideia faz parte do projeto de expansão da empresa em locais com jazidas mineráveis.

Bens de capital

A transnacional chinesa conseguiu know how ao longo do tempo a partir de grandes investimentos estatais e hoje é altamente competitiva no seguimento. A motivação maior da empresa é fornecer equipamentos especializados ou bens de capital para concorrer com marcas conhecidas em nossa região tendo a Vale S.A. como alvo principal.

Vale e XCMG

No último dia 27 de novembro, no Rio de Janeiro, a multinacional Vale assinou um memorando de entendimento com a chinesa XCMG, maior fabricante de máquinas da China, para o potencial fornecimento de equipamentos de mineração e infraestrutura, incluindo principalmente aqueles com emissão zero e autônomos. A motivação:

“Também vemos esta parceria com a XCMG Machinery como mais um passo importante no aprofundamento da nossa relação e parceria de longo prazo com a China, que remonta a 1973, quando enviamos nosso primeiro embarque de minério de ferro para a China”, disse o vice-presidente executivo para de Soluções Globais de Negócios da Vale, Alexandre Pereira.

A desilusão de uma Nova Matriz Econômica

Termo muito utilizado a partir o governo Dilma Rousseff, a Nova Matriz Econômica foi como ficaram conhecidas as medidas heterodoxas e de caráter desenvolvimentista que ao fim tiveram muitos problemas de execução dado o envenenamento ideológico que estamos passando chamado de neoliberalismo. Na esteira desta terminologia, políticos que visam passar a ideia de industrialização em seus municípios lançam mão do termo para designar novos empreendimentos que, muitas das vezes são somente revenda ou venda direta de produtos acabados e peças de reposição fornecida indústrias instaladas nos grandes centros ou em outros países como a XCMG.

Aguardamos um investimento que se pareça realmente com uma Nova Matriz Econômica.

Distrito Industrial

Dito isto, uma questão: se a empresa vir para Parauapebas, o município cederá área no Distrito Industrial para acomodá-la?

Nós dependemos da sua contribuição para manter este site sem interferência de anúncios de terceiros. Veja como nos apoiar, clique aqui!

Autor

Roberlan Nascimento

iwcosta@gmail.com

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Deixe aqui o seu comentário