2024-11-canaa

Esqueçam o dinheiro de papel

Há quanto tempo que você não pega em suas mãos o dinheiro de papel? Então, esse é o ponto, você já está entendendo que estamos em plena transição para o dinheiro digital.

O Brasil está se preparando para utilizar a moeda totalmente digitalizada e isso ocorrerá até meados do ano que vem, mas essa digitalização é boa, quem vai controlar tudo, quem estará com o teclado que vai permitir a inclusão ou exclusão de empresas e pessoas do sistema?

Quem vai promover a conversão da moeda no país é o Banco Central e isso nos deixa bastante desconfiados dado que essa instituição financeira não pertence mais a política brasileira e muito menos para o cidadão comum intervir no modelo econômico vigente. Eleger representantes não faz mais sentido uma vez que ele não pode mexer na política econômica. No ano passado o BC se tornou uma ferramenta apócrifa ao aparato burocrático estatal da República ficando exclusivamente nas mãos dos banqueiros e, portanto, “trabalha” paralelamente aos interesses dos brasileiros. Um movimento que deveria ter colocado todos os nacionais de cabelo em pé, pois, a função precípua do banco é tocar nossa economia para bem ou para mal. Um serviçal do interesse do sistema financeiro transnacional.

O PIX foi um “sucesso” executado pelo Banco Central, a primeira estaca adicionada a essa nova lógica de transacionar dinheiro, é inteiramente rastreável e retirou quase que completamente o dinheiro de papel das mãos dos brasileiros economicamente ativos.

Enquanto estávamos passando pela pandemia, por uma guerra em andamento e sobre os escombros do dólar que está quebrando, está sendo gestacionada pelo banco Bank for International SettlementsBIS (BIS é o banco dos bancos) o novo sistema Financeiro Internacional que fará a transição do dólar para o dinheiro terminantemente digital. A parafernália eletrônica para que esse intento dê certo já está pronta e madura, o PIX foi o grande teste.

Vamos analisar alguns pontos para entendermos parcialmente para onde estamos rumando e se esse evento será salutar a todos:

  1. Sistema altamente controlado: se você não se comportar sub pré-requisitos de vida, quem controla o sistema pode barrar totalmente seu acesso ao dinheiro digital, num segundo você tem tudo, no outro você não tem nada. Você não terá privacidade.
  2. Uma moeda digital não é uma versão melhorada do papel que você tem na sua carteira: ninguém poderá fazer o resgate físico do seu dinheiro num caixa eletrônico.
  3. O dinheiro que você utiliza atualmente pertence ao governo brasileiro, mas depois da conversão pertencerá diretamente ao sistema financeiro internacional ou um governo mundial e gerenciado aqui pelo Banco Central;
  4. Se sua empresa não cumprir critérios da diversidade ou controle total na emissão de carbono ela pode ter seu cadastro bloqueado ficando fora de qualquer transação comercial. Sua empresa pode deixar de existir;
  5. O país que estiver fora da bolha da moeda digital também poderá ser excluído do sistema, sancionado automaticamente, e não poderá transacionar com outros países tendo em vista que não terá dinheiro;
  6. Nos EUA o presidente Joe Biden já assinou uma ordem executiva para o avanço digital da moeda e o controle dos Bitcoin;
  7. O sistema terá controle total sobre a vida do indivíduo…

 

E você, o que pensa sobre a nova moeda digital?

Nós dependemos da sua contribuição para manter este site sem interferência de anúncios de terceiros. Veja como nos apoiar, clique aqui!

Autor

Roberlan Nascimento

iwcosta@gmail.com

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Deixe aqui o seu comentário