O “Hum” é conhecido há décadas e tem sido reportado pela mídia como um som indescritível e perturbador que tem surgido em muitos lugares, o ruído misterioso que tem arruinado vidas por todo mundo, do Canadá à Nova Zelândia.
Seu
nome é inspirado em sua descrição mais comum. Aqueles capazes de discerni-lo dizem que é como um zumbido baixo, semelhante aos sons de motores ou de um ventilador. “É
como se você pudesse ouvir um carro se aproximando, mas ele nunca chega“,
disse uma moradora de Holmfield, no Reino Unido, Gemma Redford, à jornalista do Financial Times (FT) Imogen West-Knights, que viajou para Halifax para tentar ouvir “o zumbido” ela mesma (algo que conseguiu fazer).
Outra moradora de Halifax, Yvonne Conner, disse à jornalista que estava aterrorizada pelo “Hum” há mais de um mês, incapaz de identificar de onde vinha ou como pará-lo. Ela estava angustiada por ouvir constantemente o barulho de vez em quando, tanto que sentiu que precisava largar seu trabalho.
“Quantas pessoas arriscariam deixar o emprego, em um momento tão incerto como o da pandemia [COVID-19], se não fosse por algo que as estivesse incomodando tanto?”, disse Yvonne ao FT.
O Reino Unido está entre os países que têm uma longa história de pessoas que sofrem com este barulho bizarro. No final da década de 1970, um jornal local de Bristol perguntou a seus leitores se eles já haviam escutado o tal zumbido. O jornal recebeu cerca de 800 respostas positivas. Outros casos foram registrados em Cheshire, Cornwall, Gloucestershire, Londres, Shropshire, Suffolk e Wiltshire.
O que começou como uma piada, acabou ganhando outras conotações já que pessoas que relataram “sofrer com o ruído” descreveram privação de sono, dores de cabeça e até sangramentos nasais como consequência. Para piorar as coisas, a maioria das pessoas não consegue ouvi-lo, o que parece transformar aqueles que são capazes de fazê-lo em “insanos”, já que não se consegue determinar a fonte do ruído.
Ainda assim, o “Hum” parece ter recebido atenção internacional. Existem diferentes versões dele até o momento. No Novo México ficou conhecido como “Taos Hum”, em Ontário, no Canadá, como “Windsor Hum” e em Aukland, na Nova Zelândia, apenas “Hum”.
As
explicações para a anomalia de ruído diferem em todo o mundo. Algumas pessoas pensam que “o zumbido” é resultado de fábricas ou de dispositivos mecânicos trabalhando nas proximidades, alguns argumentam que os ouvintes podem estar exagerando sua percepção de ruídos de fundo, e
outros acreditam que “o zumbido” é de origem sobrenatural.
Nenhum comentário
Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.
Deixe aqui o seu comentário