Já foram descartadas 12 bilhões de máscaras para o meio ambiente no Brasil

As máscaras de proteção contra o vírus da Covid-19 já são as novas garrafas pet para o meio ambiente, sem o devido controle, elas já se tornaram uma praga nas ruas do Brasil.

12 bilhões significam 12 milhões de quilos descartados nas cidades 

Com milhões  de máscaras descartadas diariamente em todo o país, o lixo produzido para se proteger da Covid-19 já mostra seu impacto no meio ambiente, já foram mais de 12 bilhões de máscaras jogadas fora. Elas ajudam a entupir bueiros, sarjetas, sujam rios e mar, e elas ficam por lá por muito tempo.

O Brasil não tem um programa de reciclagem para as máscaras 

Os modelos de tecido podem variar entre 100 e 300 anos de decomposição, dependendo da quantidade de camadas e do tipo de tecido utilizado na produção. Esse é o modelo de proteção mais comum para os brasileiros. Mesmo sendo reutilizável, até as máscaras de tecido têm vida útil e o indicado é descartar após 30 lavagens.  A reciclagem é uma solução para o descarte de vários produtos que perderam a sua vida útil. No caso das máscaras, a reciclagem desse material precisa seguir um protocolo específico de coleta e tratamento para cada material que compõe a proteção.

Educação e controle ambiental

Os municípios já deveriam ter um programa rígido de controle do descarte destas poluidoras, um manual, formas de armazenamento do lixo e postos de coletas. Por enquanto, as máscaras estão ajudando a proteger contra o contágio do vírus, mas também já são grande vilãs do meio ambiente.

Nós dependemos da sua contribuição para manter este site sem interferência de anúncios de terceiros. Veja como nos apoiar, clique aqui!

Autor

Roberlan Nascimento

iwcosta@gmail.com

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Deixe aqui o seu comentário