Incêndio em galpão da Imerys contamina Barcarena

O incêndio no depósito da mineradora começou por volta das 20h e logo uma fumaça tóxica se espalhou pelo ar, causando muito medo, dificuldades na respiração e ardência nos olhos de muitos moradores.

“O porto de Barcarena é um porto de exportação da oitava maior fábrica de alumínio do mundo, a Albrás, da maior fábrica de alumina do mundo, que é Alunorte (Hidro), da maior fábrica de Caulim do mundo que é a da Imerys.” – Lúcio Flávio Pintoem O fim da Amazônia

A jornalista Claudiane Santiago foi quem primeiro relatou o que viu e recebeu dos moradores de Barcarena:

“Fumaça com cheiro de enxofre tomou conta de Vila do Conde, em Barcarena, precisamente no bairro Industrial, na noite desta segunda-feira (6). As primeiras informações apontam para um incêndio em um dos depósitos da mineradora Imerys, onde de acordo com os relatos dos moradores no entorno da empresa, estaria armazenado o produto químico hidrossulfito de sódio, que consiste em um pó granular de coloração branco acinzentado com odor característico de dióxido de enxofre. Sem informações oficiais da empresa, os moradores seguem orientando uns aos outros para usar máscaras e permanecer em casa após a fumaça atingir a comunidade no início da noite de hoje. Moradores também já se encontram em frente a mineradora cobrando explicações sobre o ocorrido.”

Ambulâncias do Samu foram acionadas em diversos pontos do município para atender chamados de moradores que estavam passando mal. A UPA recebeu cerca de 30 pessoas com sintomas leves a moderados, de desconforto respiratório.

Rafael Margalho, motorista e morador de Barcarena foi um anjo de guarda para muitas pessoas, na noite de ontem. Sozinho, ele ajudou cerca de 20 vítimas da intoxicação causada pelo ar contaminado, após a explosão e o incêndio no depósito da Imerys.

“Tive que levar a minha família para a casa dos meus pais, com medo de acontecer algo pior”, relatou Rafael, que usou sua caminhonete, modelo S10, para ajudar aqueles moradores que passavam mal e não estavam sendo atendidos, pois só havia duas ambulâncias do SAMU no município. Além de transportar cilindros de oxigênio para uma unidade de saúde, o motorista encaminhou cinco famílias para atendimento médico hospitalar. “Só depois de 1h da manhã, a fumaça química que tomou conta de toda Vila do Conde e dificultava muito a respiração, amenizou, mesmo de máscara”, disse o motorista.

A Imerys divulgou nota à imprensa, dizendo:

“A Imerys informa que foi identificado um foco de incêndio em um dos galpões da planta de beneficiamento da empresa, em Barcarena. O evento já foi controlado, não havendo qualquer acidente ou envolvimento com pessoas. A empresa está neste momento apurando as causas do incidente.”

A prefeitura de Barcarena se pronunciou.

“A Prefeitura de Barcarena informa que na noite desta segunda-feira (6), enviou equipes da Secretaria de Meio Ambiente e da Defesa Civil do município até as instalações da Imerys, com o objetivo de avaliar os riscos do incêndio para a comunidade. A Secretaria de Meio Ambiente de Barcarena notificou a Imerys a apresentar a Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ), o plano de contingência da empresa e o laudo da qualidade do ar. Nesta terça-feira, são esperados técnicos e coordenadores da Secretaria de Saúde e Meio Ambiente do Estado para auxiliar na apuração do incidente.”

O governador Helder Barbalho entrou em contato com o prefeito de Barcarena, Renato Ogawa (PL) oferecendo ajuda do governo estadual.

Hidrossulfito de Sódio é um pó cristalino branco com um odor fraco de enxofre. É o sal de sódio do ácido ditionoso. Embora seja estável sob várias condições, ele irá se decompor-se em água quente e soluções ácidas. Em Barcarena, o produto quimíco é utilizado no embranquecimento do caulim, sendo um elemento químico extremamente nocivo para a saúde de animais e seres humanos.

Efeitos adversos à saúde humana:

  • Inalação: Pode ser perigoso se for inalado. Provoca irritação ao aparelho respiratório.
  • Ingestão: Perigoso por ingestão. Provoca irritação e queimaduras nos lábios, na língua, no céu
    da boca e trato gastrointestinal com vomito, diarreia e cólicas abdominais.
  • Pele: Pode ser perigoso em contato com a pele. Pode provocar leve irritação, vermelhidão,
    coceira e dor em função da concentração e do tempo de exposição.
  • Olhos: Provoca grave irritação ocular.

Efeitos ambientais:

  • Perigoso para o meio ambiente e organismos aquáticos. Pode contaminar
    cursos d’água tornando-os impróprios para o uso. Os produtos de decomposição são nocivos
    aos seres vivos.

Segundo a Wikipédia, a Imerys S.A. é uma empresa multinacional francesa especializada na produção e processamento de minerais industriais. Fundada em 1880, tem sua sede em Paris e possui operações em 50 países, com cerca de 250 instalações industriais, incluindo 47 na França, empregando cerca de 16.000 funcionários.

Histórico de acidentes em Barcarena

Não é de hoje que o povo de Barcarena sofre por contaminações por acidentes industriais envolvendo as empresa envolvidas com alumínio.

Leia mais em: diogenesbrandao.com.br

Nós dependemos da sua contribuição para manter este site sem interferência de anúncios de terceiros. Veja como nos apoiar, clique aqui!

Autor

Roberlan Nascimento

iwcosta@gmail.com

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Deixe aqui o seu comentário