Prefeitura de Canaã e ABET farão ação para mapear oferta turística no município
Turismo é muito mais do que receber turistas ou visitar cachoeiras, rios, praias e demais atrativos. Turismo tem também função social, ou seja, o desenvolvimento turístico de um município ou região deve ser feito tendo a população como foco. Quais benefícios a atividade turística trará para os moradores? Como isso impacta e pode melhorar a qualidade de vida deles?
Tendo isso em vista, a Prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e junto com a ABET (Agência Brasileira de Engenharia Turística), está fazendo um grande investimento no setor e, a partir do próximo dia 30/11, pesquisadores da Agência estarão na cidade colhendo dados para atualizar o Inventário da Oferta Turística.
Mas o que isso quer dizer? Que é fundamental que os empresários e gestores dos negócios turísticos do município (como meios de hospedagem e de alimentação, comércio e atrativos) atendam os pesquisadores e confirmem os dados solicitados (como CNPJ, endereço do estabelecimento, telefone, nome e contato do gestor) para que, assim, consigam mensurar o universo ativo do que Canaã dos Carajás tem a oferecer para o visitante.
Para o coordenador de turismo do município, Reginaldo Pires Ferreira, “nossa terra é muito rica e nosso povo muito plural e precisamos entender melhor qual a nossa vocação e potencial turísticos para que tracemos estratégias condizentes com as expectativas tanto do trade quanto da população envolvida não diretamente com o setor. Queremos fazer de Canaã um polo turístico nacionalmente conhecido e, para isso, contamos desde já com a colaboração e participação da comunidade. Dessa forma, pedimos que atendam os pesquisadores via telefone e também que os recebam nas visitas presenciais”.
A coordenadora de campo da ABET, Kássia Monteiro, explica como é feita essa etapa do trabalho: “Neste mês de novembro, nossa equipe está entrando em contato com o empresariado local por meio de ligações telefônicas para conferir os dados e, entre os dias 30/11 a 08/12, os pesquisadores irão pessoalmente nos estabelecimentos (que não conseguimos falar via telefone) para conversar com os gestores.
Essa fase é muito importante para termos uma boa amostragem dos serviços turísticos que o município oferece e, com esses dados em mãos, passamos à etapa de pesquisas qualitativas, em que enviamos questionários para que o trade nos ajude a avaliar a atual situação turística de Canaã. Só assim será possível traçar um Plano de Desenvolvimento do Turismo Sustentável que atenda, de fato, às demandas e aos desejos dos investidores e da comunidade local”.
No caso de dúvidas, entre em contato conosco pelos canais oficiais da Prefeitura: 94 99165-2825 e semdec@canaadoscarajas.pa.gov.br
Nós dependemos da sua contribuição para manter este site sem interferência de anúncios de terceiros. Veja como nos apoiar, clique aqui!
Nenhum comentário
Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.
Deixe aqui o seu comentário